Em Vendas Novas mesmo com a atitude inédita e incompreensível após 42 anos do 25 de Abril de 1974, o executivo PS+PSD da Câmara Municipal de Vendas Novas, com a tentativa de silenciar o PCP, única força politica com actividade permanente no concelho para além dos actos eleitorais e situações esporádicas, não nos desmobiliza, reforçando-nos sim para aquilo que consideramos fundamental, que é a participação de todos na vida democrática, realizou-se uma iniciativa para assinalar o 95º aniversário do Partido Comunista Português, tal como se tem verificado por todo o Distrito de Évora.
No Centro de Trabalho do PCP em Vendas Novas no último Sábado dia 12 de Março, reuniram-se algumas dezenas de militantes e simpatizantes do PCP, sob o lema «Sempre Com os Trabalhadores e o Povo, Pela Democracia e o Socialismo» num lanche convívio que contou com a participação da Camarada Ana Mesquita, Deputada do PCP na Assembleia da Republica
A Camarada na sua intervenção não deixou de referir o actual quadro nacional e internacional, mas também referiu a importância da realização do XX Congresso do PCP, que se realiza em Dezembro do corrente ano, assumindo o mesmo um importante significado, quer quanto à análise da situação, quer quanto à definição das orientações e linhas de intervenção para a defesa dos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo, para a ruptura com a política de direita, por uma política patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, o socialismo e o comunismo.
O Partido Comunista Português é um Partido com uma história ímpar. Partido da resistência anti-fascista, da liberdade e da democracia. Partido da Revolução de Abril e das suas conquistas. O Partido das grandes causas e de todos os combates contra a exploração, a opressão e as desigualdades, sempre presente na vida dos trabalhadores, do nosso povo, do nosso País, nos momentos de resistência, transformação e avanço.