O deputado Pimenta Lopes, acompanhado por dirigentes regionais do PCP, visitou o Hospital do Espirito Santo, em Évora (HES), e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. Duas visitas com muito interesse, onde se colheram importantes contributos para o trabalho e intervenção do PCP, quer a nível nacional, quer no Parlamento Europeu.
É necessário é urgente a construção do novo Hospital Central de Évora!
Foi a conclusão tirada pela delegação de Évora do PCP e pelo deputado Pimenta Lopes, na visita que efectuou no dia 3 de Abril ao HES. A delegação reuniu com o Conselho de Administração e com a sua presidente Professora Doutora Filomena Mendes, e teve ocasião de constatar as difíceis condições em que se trabalha no velho edifício e na conturbada ligação com o edifício do Patrocínio, separados pelo eixo principal de circulação viária que circunda a muralha da cidade.
A escassez de espaços para os gabinetes e salas de estar condignos e a instalação dos equipamentos necessários para um funcionamento normal dos serviços são de tal modo exíguos que só a consciência de serviço público das pessoas que ali trabalham possibilita o atendimento e as soluções encontradas para dar resposta às inúmeras solicitações que surgem de todo o Alentejo, desse Portalegre a Beja. As condicionantes existentes actualmente resultantes da concorrência com hospitais privados, as dificuldades de contratação de médicos e enfermeiros e assistentes operacionais, as limitações de ordem financeira e burocrática são por si só fortemente impeditivos que não correspondem a um Serviço Nacional de Saúde (SNS), consagrado na Constituição. Situações agravadas pelos edifícios inadequados, factos que são desincentivadores para os novos operacionais que porventura pudessem ser atraídos para se fixar em Évora. Por todas estas razões se justifica a necessidade urgente de construção do novo Hospital Central de Évora. Também se tomou conhecimento que os 40 milhões de euros preconizados pelo Primeiro Ministro para arranque do novo hospital exige que se complete com uma programação do restante financiamento calculado em cerca de 179 milhões de euros acrescido do valor das infraestruturas básicas e de acesso.
Nesta visita a delegação do PCP contactou com muitos profissionais de saúde e constatou-se uma sintonia muito grande na urgência da construção do novo hospital publica central em Évora. Considera-se que o governo não pode mais adiar este projecto estruturante para o Alentejo e que é um contributo na valorização do SNS. O deputado João Pimenta Lopes em nome do PCP agradeceu a visita e disponibilizou-se para dentro das competências dos deputados no Parlamento Europeu dar o contributo para que esta obra seja uma realidade no Alentejo.
Urge proceder à Certificação do Tapete de Arraiolos!
Realizou-se também uma reunião com a Presidente da Câmara de Arraiolos a qual expôs os problemas mais prementes do Concelho de Arraiolos, designadamente o esforço do Município na defesa do Tapete de Arraiolos. O Município faz o que lhe é possível, tendo iniciado agora uma importante recuperação de um “ponto” que se perdia no tempo, chamado “ponto pé de flor” mas todo esforço esbarra na política do Governo, que não cumpre decisões da Assembleia da República sobre a Certificação do Tapete de Arraiolos, permitindo que outros se apropriem indevidamente desta marca, ao mesmo tempo que permite outras imitações deste importante património. Seguiu-se depois uma visita ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, um importante património de Arraiolos. No final o deputado João Pimenta Lopes agradeceu a recepção e a visita e afirmou que no Parlamento Europeu vai dar o seu contributo, para a valorização e defesa do Tapete de Arraiolos.
Évora, 4 de Abril de 2018
O Gabinete de Imprensa do Direcção da Organização Regional de Évora do PCP