
Reunida no passado dia 27 de Março, a Direcção da Organização Regional do PCP- (DOREV), analisou a situação política, o desenvolvimento da intervenção e luta, as batalhas eleitorais e o reforço da organização, definindo as principais linhas políticas da sua intervenção.
PROSSEGUIR A LUTA, REFORÇAR O PARTIDO POR UM DISTRITO MAIS DESENVOLVIDO
Para prosseguir a luta, exige uma condição fundamental, reforçar a intervenção junto dos trabalhadores e das populações e em torno dos seus problemas concretos. Agir, tem sido este o traço fundamental no primeiro trimestre de 2019. A DOREV do PCP saúda os trabalhadores, reafirmando que podem contar sempre com o Partido da Classe Operária e de todos os trabalhadores.
A DOREV saúda a publicação recente da Portaria 88/2019 a qual “estabelece o regime especial de acesso às pensões de invalidez e de velhice dos trabalhadores da extracção e transformação primária da pedra, designadamente a serragem e o corte da pedra em bruto”. Foi uma luta dos trabalhadores do sector, das suas estruturas sindicais e a intervenção do PCP na Assembleia da República, assim como o aumento salarial alcançado na negociação colectiva são avanços alcançados que valorizamos. Saudamos a greve de 13 de Março dos trabalhadores das pedreiras com deslocação a Lisboa, dias 21 e 22, dos trabalhadores auxiliares das escolas e a manifestação dos trabalhadores da administração local dia 20, pelos seus legítimos interesses, saudamos a luta dos professores pelo reconhecimento do tempo de serviço, com a grandiosa manifestação do passado dia 23 de Março, onde participaram mais de uma centena de professores do Distrito, assim como as acções de luta do mês de Fevereiro dos trabalhadores do Call Center da Fidelidade. A DOREV saúda a grande manifestação do passado dia 9 de Março promovida pelo MDM, a força reivindicativa do Cordão Humano realizado em Évora no passado dia 12 de Março que contou com mais de 200 participações, pela defesa da Construção do novo Hospital Central do Alentejo e a luta dos estudantes do ensino secundário da Escola André de Gouveia, que no passado dia 20 de Março teve lugar, pela exigência de melhores condições na escola, factos que mostram que é na luta e na acção que devemos sustentar a nossa intervenção.
Dinamizar a luta é preciso, apelámos aos jovens que participassem na manifestação nacional da juventude trabalhadora convocada pela CGTP-IN/Interjovem no próximo dia 28 de Março e à participação de todos na concentração dia 11 de Abril junto à Assembleia da Republica. A realização no dia 2 de Abril, em Évora, do desfile “ EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO E DOS VALORES DE ABRIL” promovido pelo PCP num quadro onde a defesa dos valores de Abril se impõe com maior força, pela sua actualidade e expressão no futuro, é uma iniciativa muito importante para todos. As comemorações do 45.º aniversário da Revolução de Abril e do 1.º de Maio são elas também momentos de luta e de reivindicação, pelo que apelamos aos trabalhadores, às populações que participem nas diversas iniciativas e em particular no Desfile do 1.º de Maio, em Évora, promovido pela União dos Sindicatos do Distrito de Évora/CGTP-IN.
MAIS FORÇA AO PCP E À CDU PARA DEFENDER O POVO E O PAÍS
Com a apresentação no passado dia 15 de Março da lista de Candidatos da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, entrou-se numa nova fase da intervenção para as eleições deste ano. A Comunicação Social não deu real expressão desta iniciativa, subestimando que na CDU, o rejuvenescimento e participação de mulheres acontece de forma natural. É gente que conhece o País, que conhece os seus problemas e dificuldades, que conhece como ninguém as suas potencialidades e que protagoniza um projecto para um Portugal com futuro.
As batalhas eleitorais constituem uma oportunidade de levar por diante uma enorme acção política de massas, privilegiando a mobilização e o esclarecimento dos trabalhadores e das populações apresentando propostas e soluções para os problemas que enfrentamos. Esta grande intervenção prioriza o contacto directo com o povo, valorizando os candidatos da CDU e o trabalho desenvolvido, reafirmando o compromisso com os interesses nacionais, regionais e com a luta por um Portugal com futuro e justiça social.
No Distrito de Évora a CDU e os seus candidatos e activistas, vão cumprir escrupulosamente este compromisso, além de levarmos por diante um outro conjunto de acções, onde desde já salientamos a visita da candidata Laura Tarrafa à adega da Granja, no Concelho de Mourão e a vinda ao Distrito da Candidata Manuela Silva e do 1.º Candidato da Lista da CDU, João Ferreira, a 23 de Abril.
UM PARTIDO MAIS FORTE UM DISTRITO COM FUTURO
Durante este mês de Março, temos realizado diversas iniciativas de comemoração do 98.º aniversário do partido, um Partido que se encontra ligado à luta dos trabalhadores e do povo português pela liberdade e pela democracia, pela afirmação dos direitos dos trabalhadores e do povo, pela melhoria das suas condições de vida, sempre orientado por esse objectivo maior da construção de uma sociedade mais justa, sem explorados e exploradores, a sociedade socialista e comunista.
O grande capital e os seus serventuários tudo fazem para nos silenciar, para deturpar e caluniar, procuram por todos os meios desanimarem-nos, mas ao comemoramos 98 anos de vida olhamos com orgulho para o nosso passado, com os olhos postos nas batalhas e tarefas presentes que fazem parte, todas e cada uma delas, do futuro pelo qual lutamos. A expressão maior desse sentimento foi o grande almoço Regional realizado no passado dia 24 de Março, em Elvas, no Distrito de Portalegre. Valorizamos as 17 iniciativas do 98.º aniversário, no Distrito de Évora, com mais de 1000 participações nas já realizadas, não só de militantes, mas muitos homens e mulheres sem partido que se juntam a nós e nos saúdam com carinho e muita confiança neste partido.
É preciso a cada momento afirmar que somos um partido de luta e de proposta, nesse sentido valorizamos a iniciativa realizada em Borba, sobre a Zona dos Mármores que Futuro, assim como a iniciativa que está marcada para dia 6 de Abril sobre a “Verdade e a Mentira da Revolução Portuguesa”, em Arraiolos, com a presença de Albano Nunes, da Comissão Central de Controlo. É preciso ir mais longe, concretizar a campanha dos 5000 contactos é uma tarefa que a todos deve mobilizar, recrutar mais homens e mulheres, fortalecer o Partido, responsabilizando mais quadros, é preciso não deixar de observar a cada momento a concretização da resolução do Comité Central sobre o reforço do Partido e nesse âmbito vai-se realizar no dia 30 de Março a IX Assembleia da Organização do Alandroal.
Aqui no Distrito de Évora, como no País, não nos deixamos intimidar, nem abandonaremos a luta e intervenção em defesa dos trabalhadores e do povo. Por mais que isso os incomode, por mais que isso aguce a raiva contra o PCP.
Évora, 27 de Março de 2019
A Direcção da Organização Regional de Évora do PCP